Mamilos doridos e gretados e a dor que as mães podem ter, poderá afetar a sua confiança e capacidade para amamentar e interferir com a relação com o seu bebé, pois amamentar será uma agonia, em vez de ser um momento adorável entre os dois. Mamilos doridos podem também inibir o reflexo de descida do leite (ejeção do leite).

Assim que a mãe começa a ficar cada vez mais tensa, cria-se um círculo vicioso que muitas vezes conduz à cessação da amamentaçã. Devemos oferecer à mãe as medidas mais inovadoras de alívio sintomático e de aceleração de cura para prevenir que parem de amamentar. Bom aconselhamento às mães é muito importante.

O mais importante é corrigir a posição de amamentar e sucção do bebé para prevenir uma das principais causas de dor no mamilo. Quando o bebé não está posicionado corretamente e por isso apenas coloca o mamilo dentro da sua boca, este irá ficar danificado devido à sucção direta do palato frontal do bebé.

No entanto, a mãe com danos nos mamilos não irá querer rapidez no tempo que os seus mamilos demoram a curar, mas sim o quão rápido será o ter alívio da dor.