Soluções para a primeira dentição

Se o seu bebé está a passar pelo processo da primeira dentição, provavelmente está familiarizada com o stress que isto pode causar a toda a família. Apesar do número e a intensidade de sintomas ser bastante individual em cada criança, a maioria dos bebés passa pelo menos por um sintoma de dentição – babar, roer, mau-humor, irritabilidade, perda de apetite, poucas horas de descanso, esfregar as bochechas e orelhas. Os sintomas ocorrem quatro dias antes do dente nascer e geralmente dura até 3 dias após. Para que possa ajudar o seu bebé durante o processo de dentição a ter o mínimo de dor possível, compilámos uma lista com possíveis soluções que poderá experimentar.

Massajar gentilmente as gengivas

Pressionar suavemente as gengivas é uma excelente sensação para um bebé que está a passar pelo processo dentição. Pode utilizar o seu próprio dedo ou uma gaze húmida, mas assegure-se que tudo aquilo que coloca dentro da boca do bebé está limpo para evitar infeções.

Mordedores

Os mordedores são brinquedos para roer que irão distrair o seu bebé de querer roer em objetos domésticos, cobertores ou acessórios. Eles foram desenhados para serem seguros enquanto são roídos, sem partes delicadas que possam partir ou ser perigosas para o seu bebé. No entanto, se verificar danos excessivos no brinquedo após uns dias do seu bebé o utilizar, assegure-se que o substitui antes que se torne um risco para a saúde.

Existem vários mordedores no mercado, de borracha, madeira, mordedores vibradores, brinquedos de peluche, etc. Consegue também encontrar “bijuteria para dentição”, pendentes com um bonito design que podem ser utilizados no seu estilo, que se mantêm seguros para o seu bebé morder.

Sensação de frescura

Temperaturas frias funcionam como analgésicos locais, adormecendo a área e reduzindo o desconforto. Por isso é que uma peça de roupa lavada fresca ou um mordedor gelado podem ajudar muito um bebé que está a passar pelo processo da primeira dentição. Assegure-se que o objeto não está completamente congelado pois assim irá entrar em contacto direto com gelo, e isso pode danificar as gengivas.Para um efeito calmante forte, ensope o pedaço de tecido em chá de camomila, e depois coloque-o no frigorífico. A camomila é conhecida por ser relaxante para as crianças, por isso pode ajudar a que o seu bebé se acalme.Alguns bebés perdem o apetite devido à dor que sentem, por isso roer alimentos sólidos, compota de maçã fria, iogurte ou fruta esmagada pode ser um aperitivo saudável enquanto oferece alívio em simultâneo.

Proteja a pele de irritação

Um sintoma comum da primeira dentição é babar excessivamente, o que pode resultar em pele irritada. Limpe a cara do seu bebé o maior número de vezes possível com uma roupa suave (passe suavemente, não esfregue) e aplique um creme protetor na área do queixo.

Géis para o desconforto da primeira dentição

Os géis que são especialmente desenvolvidos para os bebés que estão no processo da primeira dentição podem proporcionar alívio. Existem diferentes coisas a considerar na escolha do gel para a primeira dentição, para ter a certeza que é completamente seguro para a sua criança. Não deve conter anestésicos, pois podem causar danos quando ingeridos, através da anestesia da garganta e aumentando o risco de asfixia. O gel não deve conter açúcar que aumenta o risco de cáries, mas deve ter um sabor agradável.Pode aplicar o gel diretamente na gengiva do seu bebé com o seu dedo ou pode espalhá-lo no brinquedo de morder.

Medicamentos

Se nada do que apresentámos resultar, pode consultar o seu médico e perguntar que medicamentos existem apropriados para acalmar a dor do seu bebé, como por exemplo paracetamol.