Quando devo começar a escovar-lhe os dentes?

Os dentes de leite geralmente começam a surgir por volta dos seis meses de idade, contudo, a higiene oral deve ser iniciada antes disso. Os dentes podem não parecer importantes pois serão substituídos por volta dos seis anos de idade, mas podem funcionar como criadores de hábitos para os dentes permanentes. Cuidar das gengivas do seu bebé previne o desenvolvimento de gengivites, inflamação das gengivas, o que pode afetar o espaço entre os dentes. Para além disto, é essencial para o desenvolvimento da fala ter bons dentes de leite, por isso é muito importante que comece a escovar os dentes do seu bebé o quanto antes.

Quanto mais cedo se iniciar os cuidados orais melhor

Desenvolver boas bases de cuidado oral começa com a limpeza das gengivas utilizando um pano húmido e gelado ou um bocado de gaze. Limpe as gengivas do seu bebé após as refeições e antes de deitar. Assim que o processo de dentição se inicia e o primeiro dente de leite surge, pode começar a utilizar uma escova de dentes que seja adaptada para crianças (assegure-se que é apropriada à idade). Deve ser suave, com uma escova pequena e uma pega larga.

Pode começar a utilizar uma escova de dentes apenas húmida e ir adicionando progressivamente pasta de dentes assim que o primeiro dente nasça completamente. A quantidade de pasta de dente que deve utilizar varia entre o tamanho de um grão de arroz, ao tamanho de uma ervilha, após o seu bebé fazer três anos. Escove gentilmente utilizando movimentos circulares, atingindo os dentes em todos os seus lados, e tenha especial atenção à área onde o dente começa a sua ligação com a gengiva. Faça com que a sua criança se habitue a ter os dentes lavados duas vezes por dia. Motive-o a cuspir após escovar os dentes, mas não se preocupe pois pode demorar algum tempo até que ele consiga dominar isto. Deve ajudar a sua criança a lavar os dentes até ser capaz de cuspir e enxaguar sozinho, o que normalmente acontece entre os 6 e os 7 anos de idade. As técnicas de escovagem para as crianças estão geralmente bem até aos 10 anos de idade, após esta idade pode verificar se está a lavar corretamente depois da lavagem com umas pastilhas especiais, que dão cor às zonas dos dentes que ainda contém placa. Substitua a escova de dentes do seu bebé a cada dois meses ou assim que verificar que as cerdas estão a abrir-se. A pasta de dentes que escolher deve ser adaptada para a idade da sua criança e deve conter flúor, que tem um papel importante na prevenção da degradação do dente. Opte por uma pasta de dentes que não tenha sabor a fruta para que a sua criança não seja encorajado a engolir.

Quando se deve levar a criança ao dentista?

Pode começar a levar o seu pequeno consigo quando tiver as suas próprias consultas para que se possam habituar aos cheiros, sons e o aspeto de um consultório do dentista. Se ficar ansiosa no dentista, marque uma sessão em separado para o seu filho. É importante que permita ao seu filho habituar-se ao dentista antes que ele necessite de ir a uma consulta. Fale com o seu dentista para uma primeira revisão. Assegure-se que o dentista está relaxado e familiarizado com a criança.

Verifique os dentes regularmente para estar em cima dos primeiros sinais da sua degradação. Se reparar em pontos pretos ou covas nos dentes, deve levar a sua criança ao dentista para um checkup.

Como proteger os dentes da sua criança

Evite dar à sua criança refrigerantes, sumos, leite com sabor e outras bebidas com açúcar, e substitua-as por água, leite materno ou fórmula substituta. O açúcar é um dos principais culpados da degradação dos dentes por isso diminua-o o máximo que puder na dieta do seu filho. Tente habituar a sua criança a beber de um copo normal o mais rápido que conseguir. Habitue também a sua criança a beber do copo apenas de uma vez, em vez de ir bebendo aos poucos. Evite colocar mel ou açúcar na chupeta do seu bebé e ofereça-lhe lanches saudáveis, como por exemplo queijo ou vegetais. Se não quiser restringir a sua criança de alimentos doces completamente, coloque-os apenas durante as refeições, para que os dentes tenham tempo de recuperar. Se utilizar alimentos para bebés, assegure-se que não contém açúcar ou outros adoçantes.