Brinquedos para a primeira dentição

Quando escolher os brinquedos para a primeira dentição do seu bebé, existem regras importantes que deve lembrar-se. Claro que um dos principais fatores é perceber se o mordedor é adaptado para a sua criança e se irá realmente ajudar a aliviar os sintomas da dentição. No entanto, acima de tudo a segurança deve vir sempre em primeiro lugar – por isso recolhemos uma lista de coisas que deve verificar quando procurar brinquedos para a primeira dentição.

Tenha atenção aos seguintes materiais

  • Mordedores de plástico, especialmente se conterem BPA, PVC ou ftalatos
  • Mordedores pintados feitos na China podem conter chumbo, por isso é melhor evitá-los
  • Qualquer mordedor que não parece bem-feito ou que tenha partes que se possam partir ou apresentem algum risco de asfixia para o seu bebé

É melhor evitar biscoitos de dentição também. O açúcar que a maioria destes biscoitos tem coloca o seu bebé em risco de desenvolver cáries.

Materiais seguros para mordedores

Os melhores materiais para um mordedor são os naturais, como por exemplo 100% borracha natural ou algodão. Brinquedos de peluche ou um simples pano suave de algodão podem oferecer alívio e prazer ao seu bebé. O silicone medicinal é também seguro e provavelmente o mais resistente aos danos feitos pelo seu bebé, e o mais fácil de limpar em relação aos anteriores.

Quando escolher um mordedor, lembre-se do comportamento do seu bebé até ao momento. Se o seu bebé prefere mastigar cobertores e roupa, provavelmente a melhor opção será escolher um mordedor de tecido. Caso ele prefira superfícies rijas e objetos domésticos, então a melhor opção será oferecer-lhe um brinquedo de borracha ou madeira.

Alguns pontos que pode também considerar quando comprar um brinquedo para a primeira dentição:

  • É fácil de limpar?
  • Proporciona ao seu bebé benefícios, como por exemplo o desenvolvimento de competências motoras?
  • Proporciona diferentes estímulos, como por exemplo sons, design colorido ou diferentes texturas?
  • Pode ser refrescado no frigorífico?

Para um maior alívio, pode refrescar o mordedor no frigorífico. O frio irá ajudar a anestesiar as gengivas e reduzir a dor. Apenas não o congele, pois irá estar em contacto direto com as superfícies e assim pode causar danos às gengivas. Pode também colocar um gel para a primeira dentição nas partes do mordedor que estarão em contacto com as gengivas.

Como cuidar dos brinquedos da primeira dentição

Limpe o brinquedo após cada utilização. Dependendo do mordedor, irá poder lavá-lo na máquina de lavar a loiça ou no lavatório, verifique as instruções primeiro.

Verifique o mordedor regularmente em busca de estragos. Conforme os dentes do seu bebé crescem, é possível que o brinquedo sofra mais rasgos e mordidelas, por isso se reparar em alguma parte que poderá estar rasgada e seja engolida pelo seu bebé, substitua-a imediatamente.