A primeira dentição pode causar febre?

A primeira dentição geralmente ocorre aos 6 meses de idade. Apesar de a ordem de nascimento dos dentes ser geralmente a mesma, a idade em que aparecem pode variar significativamente, por isso não deve ser surpresa se o bebé começar a mostrar sinais de nascimento dos dentes aos três meses. A maioria dos bebés terá toda a dentição de leite até aos 3 anos. Todas as crianças com cerca de 6 anos de idade irão progressivamente substituindo os dentes de leite pelos definitivos. Este processo demora algum tempo, até que os dentes do siso nasçam entre os 17 e os 21 anos de idade.

O processo de dentição pode ser bastante desconfortável para os bebés e pais. Normalmente inicia-se a cerca de quatro dias antes da erupção do dente pela gengiva e prolonga-se mais três dias. Durante este período, o seu bebé poderá apresentar certos sintomas, incluindo babar excessivamente, irritabilidade, morder, fricção da gengiva, constante sucção, decréscimo do apetite de alimentos sólidos, etc.

Febre alta não é um sinal de dentição

Existe um mito antigo entre os pais, que diz que a febre pode ser associada ao processo de dentição.

Temperaturas elevadas podem ocorrer durante o processo de erupção do dente. Pode acontecer no dia antes e no dia em que o dente rasga através da gengiva. Contudo, qualquer temperatura mais alta do que 38.9°C não deve ser considerada efeito da dentição, mas sim um sintoma preocupante que deve ser verificado pelo pediatra do seu bebé.

Apesar de pais e especialistas entrarem em desacordo sobre o que são efeitos normais da dentição, todos concordam que sintomas graves não devem ser ignorados e atribuídos à dentição. Por isso, se o seu bebé desenvolver algum destes sintomas durante a dentição:.

Even though both parents and experts sometimes disagree about what are normal side effects of teething, everyone agrees on one thing – serious symptoms should not be ignored and attributed to teething. Therefore, if your baby develops any of the following symptoms while teething:

  • Temperatura mais alta que 38,9°C
  • Tosse
  • Nariz com expetoração
  • Reduz o número de vezes que urina
  • Vomita
  • Tem diarreia intensa

Contacte o seu médico. Estes sintomas podem ser sinais de infeção e requerem atenção médica para receber o tratamento adequado.