1. Candida albicants
Candida (também chamada de fungo, monilla ou  ) é um fungo que se desenvolve em ambientes quentes, escuros, húmidos, como por exemplo na mucosa membrana da boca e vagina, área da fralda, dobras cutâneas, almofadas de sutiãs, e em mamilos constantemente molhados.

Candidíase no mamilo na mãe que amamenta está associada com candidíase orofaríngea infantil. Candidíase no mamilo é geralmente bilateral, em que faz com que os mamilos fiquem vermelhos e inflamados, com o aspecto e sensação de terem sido queimados ou postos no fogo. Ao contrário de um corte ou escoriação por trauma local pelo bebé (incorreta sucção do leite), a candidíase dói entre mamadas. Apenas ter a roupa encontada ao mamilo é doloroso.

Quando tem mamilos doridos, deve suspeitar de candida quando:

  • Os mamilos estão extremamete doridos, com sensação de ardor, prurido, e surgem vermelhos ou com bolhas
  • Dores latejantes nos peitos durante ou após amamentar (especialmente durante o refluxo de descida do leite).
  • Os medicamentor normais para mamilos doridos não estão a funcionar.
  • O bebé tem candidíase oral (língua e cantos da boca com manchas esbranquiçadas idênticas a requeijão) e/ou na zona da fralda.
  • Os mamilos tornam-se doridos repentinamente após um período de amamentação sem dor.
  • Um dos dois está a tomar antibióticos, ou terminou o tratamento com antibióticos recentemente. As infeções fúngicas são comuns após um tratamento com antibióticos.

2. Staphylococcus aureus

Infeções dos seios são geralmente causadas por uma bactéria comum (staphylococcus aureus) que se encontra presente na pele. A bactéria entra através de uma ferida ou greta na pele, geralmente no mamilo. A infeção começa nos tecidos gordos e causa inchaço. Este inchaço pressiona os ductos de leite. Resulta em dor e caroços no seio infetado.