Retirar leite do peito

Existem muitas razões que poderá fazê-la considerar retirar leite do peito com uma bomba. Estas poderão ser:

  • Reservar leite para o seu bebé para quando se encontra no trabalho ou a viajar
  • Estimular a produção de leite se o apetite do seu bebé reduzir
  • Se o seu bebé é prematuro ou tem problemas em mamar
  • Para prevenir ou tratar o ingurgitamento, mastites ou ductos entupidos
  • Se está a desmamar e quer aliviar pressão nos peitos

Retirar leite proporciona alguma liberdade, pois não precisa de estar perto do seu filho para cada refeição, isto significa que pode voltar a trabalhar e retirar algum tempo para si durante o dia. Contudo, lembre-se que não deve oferecer um biberão ao seu bebé até que a amamentação esteja estabelecida, caso contrário estará em risco de o seu bebé fazer confusão com o mamilo e rejeitar o seu peito.

Quando e qual a regularidade para retirar o leite com a bomba?

Se está a amamentar e o seu objetivo é armazenar algum leite extra para quando está ausente, a melhor altura do dia para retirar o leite é de manhã quando a quantidade de leite é superior. Espere uma hora após amamentar para retirar o leite, isto permite que as glândulas de leite segreguem o suficiente para a próxima refeição.

Se está a retirar leite para evitar ingurgitamento, tente restringir-se aos horários de alimentação do seu bebé. Fazer grandes pausas entre cada refeição ou retirar o leite pode levar a acumulação de leite e inflamação.

Métodos de retirar o leite do peito

As duas opções são o método através de uma bomba ou com a mão.

Bombas para o peito podem ser manuais ou eléctricas, a grande diferença está na facilidade de utilização e o tempo necessário para retirar. Bombas completamente automáticas irão permitir que possa realizar várias tarefas em simultâneo e irá demorar apenas 10-15 minutos, enquanto bombas manuais demoram mais tempo e consomem mais energia (demoram cerca de 45 minutos). Existe também uma diferença de preços, por isso quando escolher uma bomba de retirar leite tenha em consideração as suas prioridades, se planeia retirar o leite diariamente, provavelmente será uma boa ideia investir numa bomba automática que irá poupar tempo e energia. Por outro lado, se apenas necessitar retirar leite de tempos a tempos, uma bomba manual deve ser o suficiente.

Independentemente da bomba que escolher, assegure-se que escolhe o tamanho apropriado para o tamanho dos seus mamilos e posicione-a corretamente para não causar desconforto. Retirar o leite com bomba pode ser ligeiramente desconfortável no início devido à sensação de sucção forte, mas não deve ser dolorosa.

Poderá experimentar retirar leite à mão. Este método demora bastante tempo, por isso não é prático para utilizar diariamente, mas se necessitar apenas de tempos a tempos, é importante que experimente de forma apropriada. Peça ao seu consultor de amamentação que ensine a técnica correta, ou então siga as indicações em baixo:

Posicione o seu polegar acima do mamilo e os dois primeiros dedos debaixo do mamilo. A sua mão deve formar a letra C, mas não deve cobrir o peito, apertar ou puxar o mamilo. Sem afastar os seus dedos, puxe em direção ao seu peito e role os dedos para a frente em simultâneo. Este movimento irá massajar os ductos de leite e puxar o leite para a saída dos seus mamilos. Rode a sua mão à volta do peito para esvaziar outros reservatórios que estejam espalhados pelo tecido do peito. Repita até que os seus peitos estejam mais leves.

Se não está perto do seu bebé quando está a retirar leite, poderá ajudar se o ouvir pelo telefone, ver um vídeo dele ou fotografias. Ver a cara do seu bebé ou ouvir a sua voz poderá ajudar no reflexo de descida do leite, por isso tente diferentes técnicas e não se esqueça de relaxar.

Armazenar leite do peito

Garrafas de plástico ou vidro fechadas com tampas que assegurem a frescura ou sacos de plástico para armazenar leite, são formas apropriadas de armazenar o seu leite materno fresco. Sacos de plásticos podem ser utilizados para congelar o leite caso seja necessário. Refrigerar o leite logo após retirar, permite deixá-lo na parte de trás do frigorífico a 4º C, até cinco dias. Se decidir congelar para utilizar mais tarde, lembre-se que congelar destrói os anticorpos presentes no leite, mas os valores nutritivos mantêm-se os mesmos. Leite congelado pode ser armazenado até 12 meses a -20º C no congelador, mas para mais qualidade e frescura, utilize até 3 meses. Lembre-se de marcar as datas nas embalagens antes de as armazenar.

Como aquecer o leite

Se decidir congelar o leite, necessitará depois de o descongelar deixando no frigorífico durante a noite ou colocá-lo sobre água fria corrente. Assim que estiver descongelado, o leite deve ser mantido frio e utilizado dentro de 24 horas. Independentemente de o leite ter estado no congelador, ou frigorífico, deve aquecê-lo antes de o oferecer ao seu pequeno. Coloque o leite frio por baixo de água quente a correr durante uns minutos, ou coloque uma panela com água a aquecer colocando a embalagem do leite dentro da mesma. Não aqueça o leite diretamente na panela no fogão, e não deixe que o mesmo ferva, apenas aqueça-o o suficiente para o seu bebé o beber. Evite também aquecer o leite no microondas, pois reduz algumas propriedades nutritivas do leite materno.