Refluxo

Poderá notar que o seu bebé bolsa leite durante a amamentação ou pouco tempo depois, isto é algo normal, chamado de refluxo e na maioria dos casos não apresenta razões para preocupação. O refluxo acontece sempre que o seu bebé consome mais leite do que o seu esófago consegue suportar, fazendo com que o leite excessivo volte para a sua boca. As estatísticas dizem que 50% dos recém-nascidos têm refluxo diariamente, mas a maioria deles consegue ultrapassá-lo após um ano de vida. Tanto os bebés que são amamentados com leite materno ou com fórmulas substitutas podem ter refluxo.

O refluxo pode ser silencioso, o seu bebé pode engolir o leite que subiu, em vez de o expelir. Se reparar que o seu bebé continua a engolir mesmo após a alimentação ter terminado, o principal responsável pode ser o refluxo silencioso.

Caso aconteça que o seu bebé esteja muito faminto e comece a mamar muito rapidamente, se o seu peito estiver demasiado cheio, ou se o seu bebé engolir muito ar por deixar cair o mamilo muitas vezes, é bastante provável que o refluxo aconteça.

Em alguns casos, o refluxo pode ser um sintoma de outros problemas, como por exemplo intolerância ao leite de vaca ou doença do refluxo gastro esofágico. No entanto, se o seu bebé está a ganhar peso constantemente e não tem outros sintomas de desconforto, as possibilidades de ser algo mais do que apenas o desconforto de ter de andar sempre a limpá-lo são poucas, por isso não apresenta um problema médico.

Se o refluxo acontecer várias vezes por dia ou se existirem outros sintomas, como por exemplo engasgar-se, problemas em engolir, irritabilidade, choro constante, vómito verde ou amarelo, arqueia as costas durante a amamentação ou não está a ganhar peso suficiente, deve visitar o médico.

Como ajudar o seu bebé com o refluxo

As recomendações gerais que podem ajudar com o desconforto causado pelo refluxo são:

  • Alimentar o seu bebé segurando-o na vertical
  • Fazer com que o seu bebé arrote após cada mamada
  • Segurar o seu bebé na vertical durante 20 minutos ou mais após a mamada
  • Evite grandes pausas entre cada mamada para prevenir que o seu bebé fique esfomeado e mame de forma mais agressiva
  • Se alimenta o seu bebé com um biberão, assegure-se que o buraco na tetina não é demasiado largo, que faz com que saia muito leite rapidamente
  • Subir mais a extremidade do colchão onde a cabeça do seu bebé fica para ter a cabeça mais alta que os pés, pode ajudar na regurgitação.

Se o refluxo do seu bebé é grave, o seu médico poderá recomendar um dos tratamentos comuns para aliviá-lo. O primeiro passo é verificar se o seu bebé tem alergia ao leite de vaca. Corte o consumo de leite e produtos de vaca, como queijo e iogurte, e observe se o problema do bebé se altera. Se se verificar que a proteína do leite da vaca não é a causa do refluxo, o seu médico poderá recomendar um antiácido infantil, o que ajuda a neutralizar o ácido do estomago que pode causar dor e irritação na garganta; ou adicionar um espessante ao seu leite retirado com bomba ou fórmula. Utilizar espessantes para o refluxo é um método antigo que não tem grandes evidências científicas que o suportem, por isso consulte o seu médico antes de tentar algum destes métodos.