Problemas de Lactação

Uma boa sucção do leite é necessária para uma amamentação de sucesso e sem dor. O termo sugar o leite, significa a forma de pegar no mamilo pelo seu bebé e a auréola dentro da sua boca. Uma boa técnica de sucção significa que o seu bebé consegue receber uma quantidade de leite suficiente e os seus mamilos estão protegidos de ficarem doridos e gretados. Uma fraca amamentação pode levar a uma redução na produção de leite materno e o seu bebé não ganhar o peso suficiente tao rapidamente quanto o desejado. Problemas de amamentação acontecem frequentemente e são muito comuns e extremamente importantes, para que o bebé possa receber o leite o mais depressa possível (preferencialmente durante a primeira hora após o parto) e para combater algum problema que surja durante o percurso.

Como reconhecer uma boa técnica de sucção

Quando o bebé suga corretamente, o mamilo e a auréola circundante estão completamente dentro da sua boca, com o mamilo posicionado perto da zona de trás da boca do bebé. A língua do bebé cobre a ponta dos dentes, protegendo o mamilo de eventuais danos. Por isso dizemos que a amamentação pode ser menos desconfortável no início, desde que a sucção correta seja aplicada, e assim não provocar dor.

Outros sinais de uma boa sucção incluem uma ligeira sensação de puxar o peito e conseguir observar o seu bebé a engolir o leite. Adicionalmente, se não tem dores e se o seu bebé está a ganhar peso suficiente, existem grandes hipóteses de ter a amamentação sobre controlo.

Uma fraca sucção deve ser interrompida. Passe o seu dedo gentilmente entre os lábios do seu bebé, pelo canto da sua boca e abra espaço para que o seu mamilo saia para o exterior. Assim que a sucção tenha sido interrompida, tente novamente.

Como ajudar o seu bebé a sugar corretamente

Amamentar leva algum tempo, por isso assegure-se que se posiciona corretamente. Pode sentar-se numa posição inclinada ou deitar-se, coloque-se na posição que seja melhor para si. Tenha um conjunto de almofadas que proporcionem suporte às suas costas, cabeça ou posicione-as no meio dos seus joelhos. Se possível, dê de mamar num quarto sossegado e escuro com as mínimas distrações. Isto irá ajudar a ambos, e o seu bebé irá relaxar e facilmente começar a mamar. Contudo, o seu bebé não deve ser completamente relaxado ao ponto de adormecer. Acorde o seu bebé e gentilmente toque nos seus pés ou mexa as suas pernas.

Existem diversas posições que pode utilizar para uma boa sucção. Aconchegue o bebé nos seus braços enquanto ele se encontra deitado à sua frente, segure-o debaixo do braço como uma bola de futebol, ou coloque-o deitado perto de si na cama. Qualquer que seja a posição indicada para si, as orientações são as mesmas. A cabeça e corpo do bebé devem estar viradas para o seu peito e encostadas perto do seu corpo. A cabeça do bebé deve estar ao mesmo nível do mamilo, para que não necessite de o puxar para o alcançar.

De seguida, segure o seu peito na mão e esprema-o ligeiramente para saírem algumas gotas de leite. O leite materno é uma excelente forma de proteger o mamilo de danos e gretas, mas irá também servir como sinal para que o seu bebé abra a boca e aceite o mamilo. Use a sua mão para direcionar o mamilo na parte de trás da boca do seu bebé e antes que este feche a boca, puxe-o para perto de si. O queixo do bebé deve estar pressionado contra o peito, com o nariz ligeiramente afastado, para que a respiração não seja perturbada.

Se está com problemas com a sucção, não hesite em procurar ajuda. Fale com o seu médico, consultora de amamentação, amigo ou familiar que tenha experiência com amamentação.