Evolução alimentar do Bebé

Introduzir alimentos sólidos na dieta do seu bebé é um grande passo no seu desenvolvimento, contudo, quando decidir qual o momento certo para o fazer, lembre-se que essa fase do seu bebé deve ser guiada pela sua orientação, e não necessariamente pela sua idade. Alguns bebés estão preparados para iniciar a ingestão de alguns pedaços de banana esmagada aos 4 meses, outros devem esperar até atingirem os 6 meses de idade – observe o seu bebé e não apresse nada. Consulte sempre o pediatra do seu filho antes de introduzir novos alimentos e evite alimentos que podem ser potencialmente alérgicos. Apresentamos-lhe um gráfico de alimentação adaptado à idade do seu bebé – as recomendações são generalistas e por isso devem ser ajustadas à realidade do seu bebé e às suas preferências pessoais.

Introduza sempre um alimento de cada vez – espere uns dias, e se o bebé não apresentar problemas com a digestão, pode proceder ao próximo ingrediente.

Dos 4 aos 6 meses de idade

Apesar de muitos pediatras recomendarem não iniciar a introdução dos alimentos sólidos até aos 6 meses de idade, muitos outros dizem que é mais seguro oferecer alimentos apropriados para bebés com mais de 4 meses. Mais uma vez, deverá confiar na sua intuição quando for para iniciar este processo.

Os primeiros alimentos sólidos a introduzir devem ser leves e macios para a barriga do seu bebé – nestes incluem-se:

  • Arroz ou farinha de aveia (estes cereais têm o potencial mais baixo de alergia e são geralmente considerados como seguros para iniciar os alimentos sólidos)
  • Legumes cozidos ou em puré, como por exemplo batata-doce ou abóbora
  • Fruta esmagada, como por exemplo bananas, maçãs ou pêras.

Lembre-se que o estômago do seu bebé é pequenino e poderá ficar cheio após algumas dentadas. Seja paciente quando introduzir os sólidos – poderá demorar algum tempo até que o seu bebé aceite engolir a comida nova. Todos os alimentos sugeridos são apenas para ser consumidos adicionalmente ao leite materno ou à fórmula, que devem ser os principais nutrientes para o bebé.

Dos 6 aos 8 meses de idade

Nesta idade, o leite materno ou fórmula ainda são as maiores fontes de energia, contudo, pode aumentar ligeiramente a quantidade de alimento oferecida ao seu bebé. Os alimentos que pode preparar para o seu bebé são:

  • Cereais
  • Fruta esmagada (bananas, maçãs, pêras, abacate, pêssegos)
  • Vegetais cozidos ou em puré (abóbora, batata-doce, cenoura)
  • Leguminosas cozidas ou em puré (feijões, grão, lentilhas)
  • Pedaços de carne do tamanho de uma ervilha cozida ou picada (frango, peru)
  • Iogurte sem açúcar, em pequenas quantidades (o seu bebé não deve ingerir leite de vaca até aos 12 meses de idade)

Dos 8 aos 10 meses de idade

Adicionalmente ao leite materno ou fórmula, pode oferecer ao seu bebé:

  • Cereais
  • Queijo pasteurizado leve e queijo cottage
  • Frutas esmagadas e vegetais
  • Pequenas porções de carne
  • Legumes bem cozidos
  • Pequenas porções (do tamanho de um dedo) de massa, pão, ovos mexidos, etc.

Dos 10 aos 12 meses de idade

Nesta idade, a sua criança pode comer quase todo o tipo de alimento que prepare – lembre-se apenas que o tamanho dos alimentos deve ser apropriado para não representarem riscos de asfixia. O mel não é recomendado no primeiro ano de idade e tenha também atenção ao sal e ervas.

  • Cereais
  • Iogurte, queijo pasteurizado suave, queijo cottage
  • Fruta cortada às tiras ou cubos
  • Vegetais levemente cozidos e cortados em pequenos pedaços
  • Pequenas garfadas de carne, aves e peixe sem espinhas
  • Pequenas porções (do tamanho de um dedo) de massa, pão, ovos mexidos, etc. Alguns pediatras recomendam não oferecer um ovo inteiro até que a criança faça 1 ano de idade
  • Alimentos processados como macarrão