Ducto de leite entupido

Os ductos de leite são pequenos tubos que transportam leite das glândulas e o segregam até ao mamilo. Quando o bebé suga no mamilo, as células do músculo à volta destes tubos contraem e empurram o leite através dos ductos. Contudo, se a produção de leite é maior do que a quantidade que é retirada, o leite começa a acumular-se dentro do peito, causando inchaço que impede que o fluxo normal de leite corra pelos ductos. Por isso é que este problema é intitulado de entupimento ou bloqueio dos ductos. Este problema pode desenvolver-se para inflamação ou mastite quando as bactérias entram pelos ductos e causam infeção, por isso os ductos de leite entupidos devem ser tratados apropriadamente para evitar futuras complicações.

Como reconhecer ductos entupidos

Os sintomas normais incluem:

  • Nódulos duros no peito
  • O peito fica macio, quente ao toque, vermelho, inchado e dorido
  • O nódulo e o inchaço podem reduzir após amamentar
  • A quantidade de leite que sai parece mais reduzida
  • Poderá sair leite mais grosso, fibroso e gorduroso.

Se se começar a sentir febril e exausta, poderá ser a obstrução do ducto que se desenvolveu para mastite, por isso deve visitar o seu médico.

Causas comuns de ductos entupidos

Em geral, os ductos entupidos desenvolvem-se se os peitos não forem completamente esvaziados diariamente. Isto poderá ocorrer se:

  • O seu bebé está a ter problemas em amamentar devido a uma fraca sucção, enlaça a língua ou outro problema de amamentação;
  • Se estende o tempo entre cada mamada devido a dor nos mamilos;
  • Você ou o seu bebé estão doentes;
  • Se decidiu cessar a amamentação repentinamente;
  • Se os seus peitos são comprimidos diariamente devido a um soutien pouco adequado em termos de tamanho, roupa apertada ou dormir de barriga para baixo;
  • Se se encontra sobre grande stress ou o seu sistema imunitário está fraco;
  • Se saltou alguma sessão de amamentação ou o tempo entre cada mamada é demasiado longo

Remédios caseiros para ductos entupidos

A primeira regra para um tratamento de sucesso é não cessar a amamentação. O seu leite é perfeitamente seguro para o seu bebé e irá promover o processo de cura com o amamentar o número de vezes possíveis. Se não pode amamentar por alguma razão, retire o leite utilizando uma bomba de leite ou utilize os métodos manuais.

As recomendações gerais para uma recuperação mais rápida incluem muito repouso, beber muita água e ter uma dieta saudável equilibrada. Para além disto, colocar umas compressas quentes antes de uma sessão de amamentação pode promover um bom fluxo de leite e ajuda a que saia uma maior quantidade durante a amamentação. Pode também massajar o seu peito gentilmente durante uns minutos antes de amamentar ou quando o seu bebé está a amamentar.

Alimente o seu bebé sempre que verificar que ele está com fome, seguir um horário de alimentação pode deixar grandes espaços entre cada mamada, o que promove acumulação de leite. Assim que o seu bebé esvaziar um dos peitos, ofereça-lhe o outro. Inicie sempre a mamada seguinte com o último peito que deu na sessão anterior. Esvaziar os peitos diariamente irá ajudar no fluxo de leite e prevenir episódios futuros de entupimento.

Se está com muitas dores, tomar paracetamol pode oferecer-lhe algum alívio. Compressas frias também ajudam, utilize-as entre mamadas para reduzir a dor e a inflamação.

Se os sintomas persistirem após 24 horas de repouso, de amamentar regularmente, e aplicar compressas quentes e massajar, não hesite em visitar o seu médico.