Dicas de amamentação

Amamentar é muito benéfico tanto para a mãe como para o bebé. Para além disso, é uma ótima oportunidade para criar ligação e mimá-lo. Contudo, algumas vezes amamentar pode ser desafiante, especialmente nos primeiros dias. Todas as mães e bebés são diferentes e com alguma experiência, irá encontrar a fórmula mágica que permite apreciar as suas sessões de amamentação. As seguintes dicas de amamentação podem ajudá-la na sua tarefa:

  • Apesar de amamentar poder criar uma sensação desagradável ao início, não deve ser dolorosa. Se está a ter dor, existe uma grande probabilidade de o seu bebé não estar a mamar corretamente. Atingir a posição apropriada para o bebé mamar significa que ele não está só a sugar no mamilo, mas sim na auréola completa, com o seu peito pressionado contra o seu e o nariz afastado. Nesta posição, o mamilo fica localizado na parte de trás da boca do bebé e os movimentos de sucção são eficazes a puxar o leite.
  • Utilize o tempo que passa no hospital após o parto para perguntar às enfermeiras ou ao especialista de amamentação, se o seu bebé está a mamar apropriadamente. Não tenha receio em procurar ajuda se necessitar e nunca hesite em fazer perguntas se tiver dúvidas ou preocupações, especialmente se amamentar é doloroso ou se o seu bebé não ganha peso suficiente.
  • Nos três ou quatro dias após o parto os seus seios podem aumentar de tamanho – isto deve-se à produção de leite necessária para manter o seu bebé bem alimentado. Esteja preparada para isto e adquira alguns sutiãs de amamentação (assegure-se que escolhe um tamanho que é um pouco maior do que o seu tamanho normal, e se lhe sirva bem).
  • Oferecer ao seu bebé uma chupeta ou um biberão demasiado cedo pode causar confusão e fazer com que este recuse o mamilo. Evite introduzi-los demasiado cedo para que o processo de amamentação possa ser estabelecido.
  • Se pretende viajar ou necessita de saltar sessões de amamentação, será uma boa ideia retirar leite com uma bomba para prevenir o ingurgitamento. Pode guardar esse leite no frigorífico e utilizá-lo como substituto quando está fora ou a trabalhar.
  • Quando comprar uma bomba extratora de leite, assegure-se que escolhe uma com um funil mamário adequado ao seu tamanho. Se o funil mamário é demasiado grande ou demasiado pequeno, pode afetar a quantidade de leite que conseguirá extrair ou magoar os seus mamilos.
  • Se os seus mamilos ficarem doridos ou gretados, aplique compressas de tratamento que oferecem alívio e aceleram o processo de cura. Para proteger os mamilos de danos no futuro e prevenir dor, aplique um bálsamo entre cada mamada. O bálsamo necessita de ser seguro para o seu bebé, para não necessitar de lavar/retirar antes de dar de mamar. Se extrair umas gotas de leite no fim de cada sessão de amamentação e espalhá-las à volta dos mamilos, pode ajudar no processo de cura.
  • Escolha um quarto calmo e silencioso, sem distrações para amamentar. Assegure-se que está confortável e tem um copo de água perto de si, pois amamentar pode dar muita sede.
  • Se teve uma cesariana ou está simplesmente exausta após o parto, tente deitar-se de lado enquanto amamenta.
  • Aprender a amamentar um bebé prematuro é geralmente mais desafiante e pode demorar mais tempo. Contudo, como em todas as relações de amamentação, assim que estabelecida torna-se mais fácil e é bastante gratificante para si e para o seu bebé.
  • Por fim, seja paciente. Dê a si própria e ao seu bebé algum tempo para aprender o que é melhor para os dois e não desmotive se encontrar algumas pedras no caminho. Com alguma perseverança e experiência, ambos irão rapidamente apreciar a amamentação.