Desmame

Mais cedo ou mais tarde, irá chegar o momento para qualquer bebé passar pelo desmame. Cabe a si e ao seu bebé decidir quando é o tempo certo para parar de amamentar. É recomendado pela Organização Mundial de Saúde ou a Academia de Pediatras Americana, que deve amamentar o seu bebé até pelo menos 1 ano de idade. Poderá decidir desmamar por si dependendo das suas necessidades pessoais, ou deixar que o seu bebé lhe indique quando é que está pronto para realizar a transição. Qualquer que seja o caso, não permita que a pressão do ambiente familiar e amigos influencie a sua decisão.

Poderá ficar confusa com as emoções que poderá sentir em relação ao desmame. Amamentar permite-lhe passar momentos calmos de ligação e mimos com o seu bebé, e você poderá ficar preocupada em perder esta ligação. O desmame apenas significa que o seu bebé irá começar a comer praticamente o mesmo que você, e existem várias formas de manter a ligação emocional forte. Dedique mais tempo todos os dias que passa com o seu bebé, quer seja a brincar, ler um livro ou apenas a dar mimos. Irá ajudá-la a passar pela transição sem se sentir insegura. Simplesmente não ceda aos pedidos de mamar, mas tente sim seguir os horários que decidiu seguir.

Quando começar o desmame

Existem dois métodos populares que podem ajudar a determinar o tempo certo para si e para o seu bebé. Como mencionamos anteriormente, pode deixar que o seu bebé decida quando deixar de amamentar, observando o seu comportamento de desinteresse em mamar, o que geralmente acontece entre os 4 e 6 meses após iniciar o consumo de alimentos sólidos. Por outro lado, você mesma poderá sentir que é a altura certa para parar de amamentar, devido a começar o trabalho ou porque apenas sente que é a altura. Se este for o caso, poderá demorar mais tempo, esforço e paciência pois o processo deve ser feito gradualmente.

Existem algumas razões que poderão justificar adiar o desmame durante um mês ou dois. Se a sua criança estiver doente, deve esperar até que ela recupere. E, se o seu bebé estiver a passar por uma alteração na sua vida, como por exemplo mudar de casa ou ter um irmão, não é recomendado que faça o desmame pois pode causar ainda mais stress.

Dicas para desmamar

Em primeiro lugar, comece gradualmente e não apresse o processo. Isto irá prevenir o ingurgitamento e mastites pois os seus peitos não terão tempo suficiente para se habituar à redução do consumo, mas irá ajudar o seu bebé a habituar-se a mamar cada vez menos.

Pode começar o processo saltando uma sessão e oferecer o leite num biberão em vez de diretamente na sua mama. Faça isto durante algumas semanas, depois tente retirar mais uma sessão assim que o seu bebé se adapte. Outro método é começar a encurtar o tempo de espera entre cada mamada, oferecendo alguns alimentos sólidos. Tente oferecer-lhe os alimentos antes da mamada, cerca de 10-15 minutos antes, para que o seu apetite pelo leite reduza. Pode também começar a atrasar as sessões de amamentação 10-15 minutos do tempo (isto é particularmente eficiente durante as sessões da noite, ou quando amamenta cerca de duas vezes por dia).

Se estiver a ter problemas a saltar a mamada antes da hora de deitar, peça ao seu parceiro para ser ele a adormece-lo, enquanto você fica noutra sala ou sai para estar com os seus amigos. O seu bebé pode cooperar mais facilmente se não estiver por perto.