Cuidado do Mamilo

Leva algum tempo até se habituar a amamentar, o sentimento inicial pode ser estranho e ligeiramente desconfortável. No entanto, vai habituar-se a ele mais rapidamente do que espera, por isso a dor não deve pertencer à equação quando falamos de amamentação. Usualmente a dor, é sinal que alguma coisa não está bem, a mais comum causa é uma incorreta posição de amamentação. Para que consiga manter uma amamentação agradável e sem dor, nós temos uma lista com orientações para o cuidado do peito e mamilo.

Como cuidar dos seus peitos e mamilos enquanto amamenta

As recomendações gerais de higiene são bastante simples, simplesmente lave os seus peitos com água morna enquanto toma banho. Evite utilizar géis de banho, espumas de banho ou sabão que contenham detergentes no seu peito e mamilos, estes produtos têm um efeito que seca a pele e remove os óleos naturais da sua superfície e podem causar gretas e irritações. Após o banho ou amamentar, deixe os seus mamilos secar ao ar.

Uma boa prática é retirar umas pequenas gotas de leite após amamentar e esfregar no seu mamilo. Poderá também utilizar um bálsamo para mamilos que irá nutrir a pele e proteger os mamilos de futuros danos. Assim que escolher um bálsamo para mamilos, assegure-se que não necessita de ser retirado antes de amamentar e é seguro para o seu bebé em caso de ser ingerido. Lavar os peitos antes de amamentar faz com que estes fiquem mais secos e expostos a potenciais riscos, por isso deixe o bálsamo durante a amamentação, este oferece proteção adicional, e é fácil de utilizar.

Evite utilizar soutiens de tecido sintético e não respiráveis, estes materiais não permitem que a pele respire e podem criar o ambiente ideal para que os micróbios cresçam e causem infeção. Mude de compressas frequentemente, para que não ande muito tempo com compressas húmidas colocadas.

O que fazer se os seus mamilos estiverem doridos?

Em primeiro lugar, se tiver dor durante as mamadas, não hesite em pedir ajuda a um consultor de amamentação ou ao seu médico. Uma boa técnica de sucção logo desde início irá prevenir desconfortos, por isso se tiver questões ou preocupações, não tenha medo de perguntar.

Se os seus mamilos estiverem já doridos, considere utilizar umas compressas que acelerem o processo de cura. Se a dor for forte, compressas frias podem proporcionar algum alívio, mas nunca aplique gelo diretamente na pele. Se a dor for muito forte, pode retirar o leite com uma bomba nos horários em que costuma amamentar para prevenir mastites. O leite que retira com a bomba é ótimo também para oferecer ao seu bebé. Pode decidir retirá-lo com a ajuda da mão, ou utilizar uma bomba. O nosso conselho é falar com um consultor de amamentação e decidir o que é melhor para si.

Por vezes, os mamilos doridos podem derivar de uma infeção fúngica. Neste caso, fale com o seu médico para receber tratamento apropriado, tanto para si como para o bebé, pois existem grandes possibilidades dele ter também fungos na boca.

Quando tem os mamilos doridos, ofereça ao seu bebé o mamilo com menos dor em primeiro lugar, pois a primeira mamada é sempre a mais forte e pode doer mais. Assim que o seu bebé tenha mamado durante algum tempo, ele ficará menos ansioso e por isso irá mamar com menos força. Experimente também diferentes posições de amamentação. Encontre a melhor posição para si e para o seu bebé e dê de mamar num ambiente calmo, sem distrações, onde ele consiga relaxar e estar focado na mamada. Isto pode prevenir que ele morda ou roa o mamilo.