Como cessar a amamentação

Sem dúvida, que amamentar é um benefício incrível tanto para a mãe, como para o bebé. É por isso que os especialistas recomendam amamentar até que a criança faça pelo menos um ano de idade. O que quer que decida, o tempo de cessar a amamentação ao seu bebé irá chegar. Isto pode ser um período bastante emocionante. Poderá sentir um mix de emoções – um pouco de tristeza misturada com felicidade e ansiedade também. Muitas mulheres confundem se devem parar repentinamente a amamentação ou se devem faze-lo gradualmente, por isso preparámos algumas linhas orientadoras práticas que podem ajudá-la a cessar a amamentação da forma menos stressante possível.

Quando cessar a amamentação?

Existem diferentes métodos que pode utilizar para determinar quando deve cessar a amamentação com o seu bebé. O mais comum é começar por saltar mamadas, começando apenas por uma, e dependendo da idade dos bebés, ir substituindo por alimentos sólidos. Quando as mães voltam ao trabalho nem sempre é fácil manter a mesma alimentação diária, mas podem manter as mamadas de manhã e à noite. Assim que o seu bebé esteja a comer alimentos sólidos e a mamar apenas duas vezes por dia, poderá optar por cessar as sessões de amamentação e parar de dar de mamar. Ou então poderá decidir deixar o seu filho parar assim que ele demonstre que o deseja. Isto geralmente acontece entre os 2 e 4 anos de idade, onde a criança progressivamente deixa de ter interesse em mamar.

A abordagem gradual é geralmente mais fácil para o bebé, e ajuda a prevenir ingurgitamento e mastites, pois a produção de leite irá reduzir gradualmente.

Quanto tempo demora normalmente?

É algo muito pessoal, mas poderá demorar entre dois a seis meses, dependendo da velocidade a que o seu bebé se ajusta à mudança.

O processo de desmame

Se está a desmamar o seu bebé após 1 ano de idade, comece oferecendo pequenas porções de alimentos sólidos após amamentar. Assim que o seu bebé esteja a comer bem, introduza os alimentos antes de amamentar. Lentamente aumente a quantidade de alimentos que a criança está a consumir e reduza o tempo de amamentação. Cortando uma sessão de amamentação por dia e dar tempo para que o seu peito se adapte, irá reduzir a hipótese de desenvolver mastites.

Outra abordagem é gradualmente ir adiando o tempo de cada mamada, 15 minutos depois do tempo. Assim que o seu bebé comece a mamar apenas antes de se deitar, poderá tentar oferecer um copo com água ou leite como substituto. Se esta transição é difícil para si, poderá ser uma boa ideia deixar que o seu parceiro coloque o bebé a dormir.

Se precisar de cessar a amamentação antes de o bebé realizar 1 ano, deve substituir o leite com fórmula. A melhor forma de realizar esta transição da forma mais fácil para o seu bebé, é combinar estes dois, e gradualmente aumentar o rácio de fórmula, até que consiga parar a amamentação completamente.

Poderá ter razões médicas para cessar a amamentação. Contacte o seu médico e peça conselhos relativamente a como fazer o desmame do seu bebé.

A partir do momento em que amamentar é mais do que apenas alimentar o seu bebé, significa que este também proporciona sensação de conforto, segurança, proximidade, e outras formas de vínculo. Poderia ser algo simples, como por exemplo jogar em conjunto, ler um livro ou apenas passar algum tempo aconchegados.

Quando existem grandes alterações na vida da sua criança, como por exemplo mudar de casa, começar a trabalhar, adoecer recentemente, pode não ser o momento certo para começar novas mudanças. O desmame é um processo que demora algum tempo, por isso não apresse e seja paciente. .

Assim que pare de amamentar, os níveis de hormonas no seu corpo necessitam de ser restabelecidos. Isto pode influenciar o seu humor, e faze-la sentir um pouco em baixo. Arranje tempo para si, relaxe e passe uma boa tarde com os seus amigos. E não se preocupe, desmame apenas significa que o seu bebé irá comer alimentos sólidos a partir desse momento, e poderá desfrutar dos resultados de uma relação emocional maravilhosa que construiu ao longo do tempo.