Como aumentar a oferta de leite materno

Se está preocupada com facto de produzir leite suficiente para as necessidades do seu bebé, poderá ajudar sentir que não está sozinha. Muitas mulheres em todo o mundo partilham a mesma preocupação. Se o seu bebé está a ganhar peso constantemente, tem o número de fraldas molhadas suficiente e movimentos intestinais diários, se os seus peitos estão mais leves e suaves após cada mamada, significa que o seu bebé provavelmente está a receber o leite que necessita. Contudo, se tem questões ou preocupações, não hesite em falar com o seu médico ou consultor de amamentação. Em baixo, encontram-se algumas dicas do que poderá fazer para aumentar o fornecimento de leite, caso sinta que não está a produzir o suficiente ou quer prevenir problemas.

A primeira coisa que se deve lembrar em relação à produção de leite é que esta está ligada com a procura – quanto mais amamentar, mais leite os seus peitos irão produzir. Amamente sempre que o seu bebé mostrar os primeiros sinais de fome (ficar mais alerta, procurar o peito, sugar e fazer movimentos com a boca), antes de ele começar a chorar. Não tente adaptar horários de alimentação, mas confie no relógio interno do seu bebé, que lhe diz exatamente quanto tempo e a quantidade que necessita entre cada mamada. Para além disto, existirão dias em que o seu corpo tem de se adaptar a alterações de necessidades do bebé. Nestes dias, o seu bebé estará mais inquieto, agitado e requisitará um maior número de vezes de alimentação. Após 2-3 dias voltará ao normal, o seu corpo irá ajustar-se e o seu bebé fica satisfeito novamente. Dias como estes irão acontecer regularmente durante o primeiro ano de idade, e muitas vezes estão ligados com importantes passos de desenvolvimento do seu bebé. Tente descansar o suficiente durante estes dias e amamente o seu bebé o número de vezes que ele necessitar. Se o seu bebé não está a ganhar peso tão rapidamente quanto gostaria ou se amamentar é doloroso, significa que uma fraca sucção pode ser a culpada. Peça ajuda a um consultor de amamentação, amigo ou familiar que tenha experiencia em amamentar. Amamentar corretamente irá permitir que o seu bebé mame eficientemente e irá proteger os seus mamilos de se danificarem ou ficarem doridos.

Pode estimular a produção de leite, retirando-o com uma bomba entre cada mamada. Isto só será necessário se o seu bebé não estiver a ganhar peso, ou não tenha fraldas molhadas.

Evite dar fórmula ao seu bebé se possível. Caso o problema esteja relacionado com a necessidade do seu bebé e a sua produção de leite. Se o seu bebé bebe fórmula, irá amamentar menos, o que pode levar a uma redução da produção de leite. E, evite oferecer chupetas ou biberões até que a amamentação esteja estabelecida, as chupetas podem confundir o seu bebé, resultando na rejeição em amamentar.

Durante a amamentação, uma massagem suave nos peitos pode ajudar, não na quantidade de leite que irá produzir, mas para abrir os ductos de leite e promover o fluxo de leite.

Algumas vezes pode ser reconfortante pesar o seu bebé, antes e depois de cada mamada, mas lembre-se que a quantidade de leite que o seu bebé bebe no início é muito pequena.

Os cientistas não dão a sua opinião sobre que alimentos realmente influenciam com a amamentação, por isso não considere quaisquer indicações sem um bom fundamento. Acredita-se que alguns alimentos aumentam a produção de leite, como por exemplo sementes (feno-grego, erva-doce, cominho, sésamo e endro), alho, espinafres, chá de manjericão, lentilhas, nozes e frutos secos, aveia, mingau, cardo, gengibre e cenouras.

Se decidir experimentar um destes ingredientes, lembre-se que devem ser consumidas com moderação e apenas como parte de uma dieta equilibrada e saudável. Antes de iniciar algum suplemento ou remédios de ervas, consulte o seu médico.

Outra causa comum de redução da produção de leite é o stress. Ter um recém-nascido pode ser bastante stressante, por isso permita que você e o seu bebé tenham momentos para criar ligações e descansar. Se possível, limite as suas obrigações ao máximo para que possa passar os primeiros dias após o parto com o seu bebé. Não se sinta mal em pedir ajuda aos seus amigos e familiares. Encontre a divisão mais calma, e silenciosa da casa para amamentar. Isto irá ajudar os dois e o seu bebé irá relaxar e concentrar-se em amamentar. Especialmente durante estes dias, o seu corpo tem de se adaptar às novas necessidades do bebé, e o seu bebé pode parecer choroso e estar sempre a gemer, por isso pode ajudar falar com outras mães que tenham tido o bebé perto da mesma altura. O reconhecimento e entendimento ajudam a orientar-se mutuamente durante este período.