Amamentar recém-nascidos

Qual é a altura perfeita para começar a amamentar o seu recém-nascido? O momento em que o médico ou enfermeira coloca o seu recém-nascido no peito, é a oportunidade perfeita para fazer a ligação com o seu pequeno e oferecer-lhe um pouco de colostro. Este é o primeiro leite que o seu corpo produz após o parto e contém anticorpos que irão proteger o seu bebé de infeções.

É crucial que o seu bebé mame de forma apropriada desde o início. Desta forma irá evitar problemas com a alimentação, bem como prevenir mamilos doridos e gretados. A amamentação não deve ser dolorosa, por isso se tem dor e desconforto, não hesite em pedir ajuda.

Como atingir a técnica de mamar perfeita

Posicione o seu bebé perto de si, com as barrigas a tocarem-se. Incline a cabeça do seu bebé ligeiramente para trás e pressione o seu peito contra o seu, mantenha o nariz longe da mama para que a respiração não seja perturbada. Assim que o seu bebé mame corretamente, o mamilo deve estar perto da parte de trás da sua boca, para que o leite vá diretamente para a sua garganta.

Se o seu bebé tem problemas em mamar, tente experimentar novas posições até que encontre a correta para ambos. Se está com dificuldades em amamentar, deve procurar ajuda num especialista de amamentação ou enfermeira. Isto irá fazer com que não passe por tanto stress e se questione se está a fazer o correto.

Quantas vezes deve o seu bebé mamar?

Uma boa regra é fazer com que o seu bebé não mame demasiadas vezes. Contudo, eles podem também mamar muito pouco, por isso evite ficar restringida a um horário de amamentação, e alimente o seu recém-nascido assim que existirem sinais de fome. Estes sinais podem ser:

  • Aumento de atividade
  • Procura do mamilo
  • Bater ou lamber os lábios

Chorar é o ultimo sinal de fome, por isso reconheça os sinais mais cedo e alimente o seu bebé antes que ele comece a chorar. Isto significa que provavelmente irá amamentar entre 8 a 12 vezes por dia. É o normal em bebés saudáveis e bem alimentados. O seu bebé deve mamar enquanto se encontrar a sugar de forma ativa, e deve trocar entre mamas. Se o seu recém-nascido é muito sonolento, poderá necessitar de o acordar gentilmente e oferecer-lhe a mama.

Como saber se o recém-nascido está a receber leite suficiente

Após retroceder na sua perda de peso depois do nascimento, o seu bebé continua a ganhar peso. Em média, um recém-nascido deve ganhar cerca de 200gr de peso corporal por semana. Isto é fácil de controlar através de controlo de peso regulares, mas existem outros sinais de um bebé bem alimentado. Na primeira semana, irá ter muitas fraldas sujas por dia (uma no primeiro dia, duas no segundo dia, etc). Após o quarto dia, é normal ter quatro ou mais fezes por dia. As fezes normais serão líquidas, por vezes com pequenas protuberâncias. Quando falamos de fraldas molhadas, a dinâmica será a mesma, com o número de fraldas sujas a aumentar desde o dia um, chegando a 6 ou mais fraldas por dia, após o quarto dia.

Se reparar em:

  • O seu bebé não tem fraldas sujas ou molhadas
  • A cor da urina é preta (após o terceiro dia)
  • A cor das fezes é preta (após o quarto dia)
  • O seu bebé não mama o número de vezes recomendada
  • Os seus peitos estão doridos ou tem febre e sintomas gripais

Deve consultar o seu médico para aconselhamento