Alívio para amamentação dolorosa

Muitas mães têm dor enquanto amamentam por várias razões. Para algumas, pode ser tão angustiante que decidem cessar a amamentação. Especialistas recomendam amamentar o seu bebé até que este tenha no mínimo um ano de idade, por isso leve o tempo que necessitar para perceber qual a causa do desconforto e aprenda a aplicar alguns métodos testados que podem trazer-lhe alívio ao desconforto da amamentação.

A posição de mamar é a causa mais comum de dor enquanto amamenta, e provoca uma fraca sucção. Quando amamenta, o seu bebé deve ter o mamilo e a auréola completamente dentro da boca, com o mamilo posicionado na parte de trás do palato, para que o mamilo não sofra de grande pressão durante a sucção do bebé. Os lábios do bebé necessitam de estar curvados para fora, para que não exista espaço em que entre ar entre os lábios e os mamilos. O nariz precisa de estar desimpedido pois o seu bebé respira pelo nariz durante a mamada. Posicione o seu bebé perto de si, com a sua cabeça ligeiramente inclinada para trás, para que o seu queixo esteja perto do seu peito. Aperte o seu peito ligeiramente e direcione o mamilo para a parte de trás da boca do seu bebé. Ajuste a posição até que esteja sem dor em que o seu bebé mame em longos, rítmicos golos.

Se está com problemas em conseguir atingir uma boa mamada, fale com um consultor de amamentação e verifique se o seu bebé tem a língua presa, o que é geralmente a causa de problemas de amamentação.

Nutrir mamilos doridos e gretados

Se o bebé tem problemas em sugar, significa que geralmente acabam por sugar pelo mamilo apenas, causando danos e pondo os seus mamilos doridos. Uma boa mamada irá ajudar neste assunto, mas se o dano está já instalado, existem algumas coisas que pode fazer para aliviar a dor, como por exemplo compressas que contenham ingredientes curativos que ajudem na recuperação. Compressas frias podem também alivar a dor, pelo menos temporariamente, lembre-se apenas de não colocar gelo diretamente na pele.

Se o seu bebé estiver com fome irá sugar de forma mais vigorosa do que o normal, causando mais dano aos seus mamilos doridos. Procure reparar em sinais de fome mais cedo e ofereça o mamilo menos dorido em primeiro lugar. Desta forma, assim que o bebé esteja pronto para o peito seguinte, já não sugará de forma tão intensa. Antes de amamentar, retire umas gotas de leite para estimular o reflexo de descida e previne que o seu bebé chuche no mamilo para receber leite.

Se os seus mamilos estiverem muito doridos para amamentar, retire leite para manter a alimentação com leite materno e prevenir ingurgitamento. Algumas vezes, utilizar uma proteção para o mamilo pode ser a solução para continuar a amamentar.

Mamilos doridos podem ser causados por outros fatores, como por exemplo infeções fúngicas ou bacterianas ou problemas de pele como eczemas ou psoríase. Em caso de ser infeção, deverá consultar o seu médico que poderá prescrever-lhe a medicação adequada. A pele nos mamilos e peitos pode ser irritada por ingredientes agressivos presentes em cosméticos e produtos de higiene, ou como resultado de alergias a um produto novo, que tenha começado a utilizar recentemente. Tente identificar e evitar o culpado. As irritações mais comuns são provocadas por géis de duche e banhos de espuma que podem secar a pele do mamilo em demasiado. Lave o seu peito com água quente e evite utilizar produtos como estes nos seus peitos.

Cuide dos seus mamilos retirando umas quantas gotas de leite após amamentar e espalhe-as pelos mamilos. O leite tem um efeito suavizante e protetor sobre a pele. Pode também tentar utilizar um bálsamo para o mamilo que irá nutrir a pele e proteger os mamilos de gretados.

Prevenir o ingurgitamento

Outro possível responsável de dor durante a amamentação é o ingurgitamento ou entupimento de leite nos seus peitos. Evite saltar sessões de amamentação e se precisar (por exemplo se estiver a trabalhar ou longe de casa), retire o leite seguindo os intervalos de alimentação normais. Compressas quentes e massajar podem ajudar com o fluxo de leite e reduzem parte da pressão.