Alimentar o seu Bebé

A partir do momento em que traz o seu bebé para casa do hospital, poderá sentir que tem imensas questões, dúvidas e preocupações em como alimentá-lo com a nutrição apropriada. Alimentar o seu bebé retira uma grande parte do seu dia, por isso é importante que tenha algumas orientações e informação para que possa passar os primeiros dias em casa com o menor stress possível.

O que dar de alimento?

É recomendado por especialistas de todo o mundo amamentar, sendo extremamente benéfico tanto para a mãe, como para o bebé. Para além de o seu bebé receber todos os nutrientes necessários e ficar protegido contra infeções durante mais tempo, amamentar tem também efeitos positivos para a mãe e proporciona uma excelente oportunidade para se ligar ao recém-nascido. Quer esteja a amamentar ou a dar alguma fórmula, o seu recém-nascido não necessita de água, sumo ou outros líquidos (especialmente leite de vaca, que não deve ser introduzido até o seu bebé realizar um ano de idade). O seu corpo irá ajustar-se às necessidades do seu bebé e durante os dias quentes de Verão o seu leite poderá tornar-se mais líquido para saciar a sede.

Quantas vezes deve alimentá-lo?

Em vez de seguir os horários regimentais de alimentação, alimente o seu bebé sempre que repare nos primeiros sinais de fome, como por exemplo o aumento da sua atividade, procurar o peito, sugar e fazer movimentos com a boca. Chorar é o último sinal de fome, por isso tente reconhecer os primeiros sinais e ofereça ao seu bebé leite materno ou fórmula de leite. Como referência, a American Academy of Pediatrics, recomenda que recém-nascidos saudáveis devem ser amamentados 8 a 12 vezes num período de 24 horas. Isto perfaz uma média de mamadas a cada 2-3 horas.

Com o crescimento, o bebé fica com um estômago mais largo, começa naturalmente a alongar entre cada refeição e desenvolve padrões de alimentação mais regulares. Os picos de crescimento podem desregular os padrões habituais de alimentação, mas são geralmente de curta duração.

Fonte: http://www.llli.org/faq/frequency.html

Qual a quantidade de alimento?

Um recém-nascido saudável que está bem alimentado ganha cerca de 170g de peso corporal por semana e tem 6, ou mais, fraldas molhadas por dia. Para que o seu bebé amamente eficazmente e receba leite suficiente, uma mamada correta é crucial. Peça a uma consultora de amamentação que verifique se o seu recém-nascido está a mamar corretamente.

Assim que o seu bebé pára de mamar, começa a afastar-se do mamilo ou do biberão, ou fecha a boca, sendo isto frequentemente sinal que já se encontra saciado. Espere um minuto ou dois, depois tente novamente. Se o seu pequeno parece desinteressado em alimentar-se, pode estar provavelmente cheio e deve tentar que ele arrote. Assim que a alimentação termine, o seu bebé deve estar relaxado e os seus peitos devem estar mais leves e suaves.

Não deve esperar que o seu bebé coma a mesma quantidade de leite ou fórmula diariamente. O seu pequeno vai passar por picos de crescimento: período em que ele vai comer mais do que o normal e assim vai ter que amamentar mais do que o normal. Muitas mulheres preocupam-se se as suas crianças estão a receber alimento suficiente. Em vez de causar stress desnecessário a si mesma, observe o seu recém-nascido e aprenda a confiar nos seus instintos. Um bebé saudável que está a ganhar peso constantemente, tem movimento dos intestinos normais e um número de fraldas molhadas por dia suficiente, é um bebé bem nutrido. Contudo, se tem receios e questões, não hesite em consultar o seu médico.

Um recém-nascido necessita de suplementos?

Sim, se está a amamentar o seu bebé necessita de vitamina K durante os primeiros três meses. Normalmente, a flora intestinal fornece vitamina K. Mas sabendo que a flora intestinal do seu bebé não está completamente desenvolvida, ele necessita de receber suplementos de vitamina K. Na fórmula, a vitamina K é adicionada. Contacte a sua enfermeira, ginecologista ou médico para saber sobre suplementos específicos para o seu bebé. Alguns especialistas recomendam suplementos de vitamina D para aumentar a absorção de minerais necessários para um desenvolvimento correto dos ossos.

Desfrute o processo

Amamentar necessita de uma quantidade de tempo substancial diariamente, especialmente nos primeiros meses. Utilize este tempo para criar ligação com o seu bebé, dê-lhe muita atenção e aproveite o tempo que passam juntos. Sem que repare, o seu pequeno bebé irá crescer e estes momentos irão ser muito preciosos.